No dia do servidor público, o reconhecimento do Governo de Minas aos trabalhadores da Emater é zero de reajuste!

Realizada hoje, dia 28 de outubro, dia do servidor público, a sétima reunião de negociação coletiva entre Emater-MG e Sinter-MG, para informação da resposta do COFIN às cláusulas que estavam pendentes.

Os diretores da Empresa informaram que, em atendimento à nota técnica do Comitê de Orçamento e Finanças, composto pelo Secretário Geral do Governo, Mateus Simões de Almeida, pelo Secretário de Estado de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, pelo Secretário de Estado de Governo, Igor Mascarenhas Eto e pela Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, mantém-se a negativa às reinvindicações dos trabalhadores.

A exceção é nas seguintes propostas:

-recuperação da paridade da empresa junto à Cabefe, a partir de 1º de janeiro de 2022, ao que o Sindicato reafirmou concordância;

– reajuste no vale-alimentação, com mudanças nas regras atuais, passando para pagamento somente por dia trabalhado, ao que o Sinter se opõe.

O Sinter insistiu que a Empresa retorne ao Estado com a seguinte contraproposta:

–  reajuste no vale-alimentação para R$30 reais/dia, ficando 22 vales/mês, com manutenção das regras atuais conquistadas pelo Sindicato;

– recomposição salarial pelo INPC, retroativo a 1º de maio de 2021;

– pagamento da promoção horizontal, visto que outras carreiras do Estado continuam recebendo tal direito.

Importante reforçar que o governo oferece reajuste no vale-alimentação, na condição de se retirar direitos. Na contraproposta apresentada pelo SINTER, não haverá impacto nos valores aprovados e mantém-se as regras atuais do vale-alimentação, assegurando a conquista dos(as) trabalhadores(as).

Seguimos firmes em defesa das reivindicações por condições justas de trabalho.

JUNTOS SOMOS FORTES, SOMOS SINTER!