30/9: Tod@s à luta em defesa dos serviços públicos

Por meio do ministro da Economia, Paulo Guedes, o governo federal apresentou o projeto chamado de “Nova Administração Pública”, um projeto de Reforma Administrativa que tem como objetivo o desmonte total dos serviços públicos, com ampliação das privatizações, retirada de direitos do funcionalismo das três esferas, aumento da precarização do trabalho e dos serviços públicos. O Projeto foi criado baseado em fatos distorcidos e fake news sobre o serviço público no País e é apoiado pelo presidente da Câmara dos Deputados,  Rodrigo Maia e grande parte do Congresso Nacional.

Buscando a aprovação e tentando justificar mais esse ataque aos trabalhadores, o governo repete os mesmos argumentos e discursos utilizados nas reformas da Previdência e Trabalhista, de que a reforma trará economia.  Mas assim como nas reformas anteriores, que não geraram economia e precarizaram ainda mais as condições de trabalho, os grandes prejudicados serão a população pobre, que depende de tais serviços, e as trabalhadoras e trabalhadores, que mais uma vez pagarão a conta.

Dia Nacional de Luta e Resistência contra a Reforma
A importância do serviço público foi evidenciada pela pandemia, que mostrou como os trabalhadores da saúde foram importantíssimos no enfrentamento à crise sanitária, assim como os trabalhadores da ATER pública, que seguem trabalhando para auxiliar os produtores rurais a garantir alimento no prato dos brasileiros e diversas outras categorias, com papéis de fundamental importância no enfrentamento dessa crise. Ao invés de se pensar em retirar direitos destas trabalhadoras e trabalhadores, que dia após dia contribuem para um país melhor e mais justo, e que serão amplamente prejudicados pela Reforma Administrativa, é urgente a valorização dos servidores públicos e investimentos na agricultura familiar, na saúde, educação, assistência social, habitação, transporte público, entre outros setores, ampliando os serviços públicos que sejam gratuitos e de qualidade.

Com o objetivo de lutar e fazer resistência contra mais esse ataque ao funcionalismo público, entidades representantes dos trabalhadores estão organizando o Dia Nacional de Lutas, com manifestações, protestos e paralisações no dia 30 de setembro. Plenárias estaduais estão sendo organizadas para debater os ataques que os serviços públicos e os trabalhadores estão sofrendo, bem como para organizar e ampliar a mobilização, lutando contra a precarização dos serviços públicos e a política ultraliberal que transforma direitos em mercadorias.

É importante reforçar que a luta do serviço público deve ser conjunta e unificada, pois nada impede que as reformas aprovadas a nível federal sejam reproduzidas a nível estadual e municipal, a exemplo da reforma previdenciária dos servidores de Minas, que segue o modelo de retirada de direitos da reforma federal.

Utilize suas redes e participe da campanha contra a Reforma Administrativa, contra o desmonte dos serviços públicos, contra as privatizações, contra a retirada de direitos! Vamos fortalecer a nossa unidade e ampliar as lutas, construindo um forte Dia Nacional de Lutas no dia 30 de setembro!

Confira abaixo o vídeo do Fonasefe – Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais contra a reforma administrativa e o desmonte do serviço público.

Com informações da ADUE-PB