Após forte mobilização de trabalhadores da Emater, governo sinaliza recuo no projeto de fusão

Desde novembro, quando o SINTER divulgou a intenção do governo de Minas em realizar a fusão entre as empresas Emater e EPAMIG, SINTER, Sintappi e ASPE se uniram para defender a integridade das Empresas e um levante de trabalhadores se ergueu em defesa da extensão rural pública e continuidade e fortalecimento da Emater-MG.

Os trabalhadores da Extensão Rural estão unidos e mobilizados em todo o Estado e esta ação angariou o apoio de deputados federais, estaduais, lideranças rurais, agricultores e lideranças regionais, como secretários de Agricultura municipais, Câmaras Municipais, vereadores, prefeitos, dentre outros, fazendo com que as manifestações contra a fusão ecoassem em todos os cantos de Minas, mostrando o poder de união e representatividade dos trabalhadores da Extensão, que estão presentes em mais de 90% dos municípios mineiros.

As manifestações de apoio à nossa luta contra a fusão são unânimes: Emater e Epamig são Empresas fundamentais para o povo mineiro e devem seguir separadas, cada uma contribuindo com seu importantíssimo papel de fomentar o desenvolvimento gerado pela Pesquisa e pela Extensão Rural.

A sinalização de recuo do governo sobre a fusão é prova incontestável de que nós podemos e que unidos em defesa de uma bandeira comum, somos fortes! Mas no momento, precisamos persistir nessa importante luta! O SINTER vai buscar uma oficialização sobre a real situação deste projeto, até então desconhecido, e que pode representar perdas para a agricultura familiar e para o povo mineiro.

O SINTER vem se reunindo com diversos deputados estaduais e continuaremos com esses diálogos, principalmente, com aqueles que se mostraram contrários ao processo de fusão por entender sua gravidade, e, inclusive, foram autores de requerimentos para audiências públicas, este sim um espaço de verdadeiro diálogo com trabalhadores e agricultores. A audiência será uma grande oportunidade para o debate que se faz verdadeiramente necessário, que é o de fortalecimento da Emater-MG e da assistência técnica, principalmente aos agricultores familiares.

Seguimos juntos em defesa da ATER pública e da Emater-MG cada vez mais fortalecida!

#ematersimfusaonao