Audiência pública

A Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil – Faser, à qual o SINTER é filiado, participou no último dia 7, de audiência na Câmara Federal, para defender o fortalecimento e a sustentabilidade da ATER pública e estatal do País. No mesmo dia aconteceu o evento de Instalação da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural e Lançamento do Pacto pela Reconstrução da ATER Pública Brasileira.

Durante a audiência, trabalhadores da ATER pública de todo o país destacaram a importância da ATER e como a assistência técnica, especialmente à agricultura familiar vem sendo prejudicada com as medidas de corte de recursos adotadas pelo governo federal. A coordenadora geral da Faser, Lúcia Morais Kinceler, durante sua fala destacou a qualificação dos profissionais da ATER Pública e o compromisso dos trabalhadores com a qualidade do serviço público do país.  Lúcia falou sobre o desejo do setor de ter um plano ou um sistema de referência de ATER pública, ressaltando o reconhecimento internacional dos produtos agrícolas brasileiros, não só os oriundos do agronegócio, mas também os da agricultura familiar.

Lúcia defendeu ainda o fortalecimento e reconhecimento das entidades de ATER estaduais, mostrando as dificuldades financeiras que muitas enfrentam. Questionando os planos do governo federal, que são claramente de enfraquecimento das entidades públicas de ATER, ela apresentou dados do Censo de 2017 que revelam a redução de recursos para ATER Pública, totalmente na contramão da importância da ATER para a produção de alimentos no país.

Confira abaixo o vídeo com a fala na íntegra:

Com informações da Faser.