Homenagem Sindieletro-MG aos 30 anos do SINTER

Hoje, dia 26 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais, o Sindsep-MG, completa três décadas de história.

Dois dias depois, em 28 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Sinter-MG, também completa 30 anos.

No final da década de 80 e início da década de 90, a luta dos servidores públicos era organizada por meio das Associações que tinham caráter sindical. A Constituição de 1988 permitiu que os servidores criassem os seus sindicatos, começando uma nova fase na história da organização sindical brasileira.

O Sindsep-MG lutou bravamente contra as ofensivas para a desestruturação do serviço público no governo Collor e a privatização promovida por Fernando Henrique Cardoso e cobrou, nos governos Lula, o compromisso de valorização dos servidores. A atuação da entidade foi decisiva para a implantação do Regime Jurídico Único dos Servidores num contexto da desregulamentação do mercado de trabalho e de supressão dos direitos sociais.

Desde a sua criação, o Sinter-MG mantém o compromisso cidadão com a luta por melhores condições de trabalho e para executar a política pública na extensão rural e, também, fortalecer as principais batalhas pela transformação da sociedade.

Hoje, a experiência e coerência dos dois sindicatos têm fortalecido a luta da classe trabalhadora contra as privatizações em Minas Gerais e no Brasil. Integrantes do recém-criado coletivo de sindicatos de estatais, o Sindsep-MG e o Sinter-MG são exemplo da resistência e da luta solidária por uma sociedade com justiça, democracia, distribuição de renda e pela valorização das empresas e das riquezas produzidas pelo nosso país.

Parabéns Sinter-MG e Sindsep-MG, vamos juntos nesta luta em defesa das estatais, da sociedade e dos direitos fundamentais da classe trabalhadora.