Combater a dengue é uma luta de todos nós!

O número de casos de dengue no Brasil, mais que triplicou em relação a 2023. Em Minas Gerais, estamos vivendo uma epidemia da doença, após o aumento alarmante de casos e óbitos em diversas cidades.

A dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro de um ano a maio do ano seguinte. A doença faz parte das arboviroses e o vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. Os principais sintomas são febre de início repentino, dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares, dor atrás dos olhos, náusea, vômito e manchas vermelhas pelo corpo. Ao perceber esses sintomas é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

A melhor forma de combater a dengue é com ações preventivas e a população deve fazer a sua parte, adotando medidas como o uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão; remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos; vedação dos reservatórios e caixas de água; desobstrução de calhas, lajes e ralos e participação nas ações de prevenção e controle da dengue executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Faça a sua parte! Vamos juntos combater o mosquito transmissor.