ACT/2021 – NEGOCIAÇÕES COLETIVAS AINDA NÃO CONCLUÍDAS
Aconteceu nessa quinta-feira, 30/9, a sexta reunião de negociações entre o SINTER e a Emater-MG, visando se firmar o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, referente a maio de 2021 a abril de 2022.
Em resposta às reivindicações dos(as) empregados(as), entregues em maio de 2021, a Empresa informou o andamento das negociações com o Estado. Segundo a diretoria, devido a uma primeira negativa geral de todas as cláusulas de impacto econômico, a Empresa apresentou uma nova proposta ao Estado, embasada em relatórios internos. Tal proposta, ainda aguarda aprovação em parte, conforme segue:
INFORMAÇÕES DA EMATER:
- – Salários – Reposição inflacionaria pelo INPC medido nos doze meses que antecedem a data-base – Aguardando novo posicionamento da COFIN;
- – Vale-alimentação/refeição – Aumento do valor, mas com seu fornecimento limitado aos dias efetivamente trabalhados. Autorizado a partir de 1º. de janeiro de 2022;
- – PDV – Implantação de novo PDV com mudanças apenas quanto à idade, que passa para 58 anos, e sem a necessidade de estar aposentado, mantendo-se, no mínimo, 15 anos de vinculo efetivo com a Emater e as mesmas parcelas indenizatórias do último PDV – Com a admissão de um empregado para cada desligado. Aguardando posicionamento da COFIN;
- – Plano de saúde – Equiparação pagamento Participante x Empresa Autorizado a partir de 1º de janeiro de 2022;
- – Premiação de Pacto por resultados – Ainda em construção – Aguardando posicionamento do COFIN.
O SINTER concordou com a equiparação do pagamento do Plano de saúde a partir de 01/01/2022, uma vez que não se trata de reposição da inflação. As demais cláusulas econômicas foram negadas em sua integralidade.
O Sindicato entende que a negociação coletiva é um instrumento de luta para se buscar condições de trabalho dignas e justas, sem retroceder em direitos, e, por isso, construiu uma contraproposta apresentada à Empresa.
POSICIONAMENTO E CONTRAPROPOSTA DO SINTER
- Salários – Reposição da inflação pelo INPC – Concordância (aguarda a resposta do COFIN);
- Vale-alimentação: Reposição da inflação pelo INPC, retroativo a 1º de maio de 2021 e aumento de R$5 reais/dia, a partir de janeiro de 2022, mantendo as regras existentes;
- PDV – Concordância com a regras – Propõe condicionar a admissão de 3 para cada 2 empregados(as) dispensados;
- Plano de saúde – Concordância com a paridade da contribuição para o Plano de Saúde – Cabefe, a partir de 01/01/22;
- Sistema de avaliação de desempenho – Retomada do estudo pela Emater e Sinter, em reunião periódica.
Quanto ao vale-alimentação/refeição e PDV, a diretoria da Empresa, ouviu os argumentos do Sindicato, manifestou-se quanto à manutenção do seu entendimento e proposição apresentada ao COFIN. A Empresa aguardará o posicionamento deste, para voltar a analisar com o Sindicato e buscar novas tratativas com o COFIN.
Entenda a proposta e contraproposta do vale-alimentação:
Na contraproposta apresentada pelo SINTER, não há o impacto de aumento nos valores aprovados pelo governo e o trabalhador não perde seus direitos duramente conquistados.
Prosseguimos na luta pelas justas reivindicações da categoria, indispensável para o Fortalecimento da ATER.
JUNTOS SOMOS FORTES, SOMOS SINTER!