Aniversário do SINTER-MG: 29 anos semeando lutas

Há 29 anos nascia o SINTER-MG. Ao longo de sua história, o Sindicato se consolidou por representar uma categoria unida e combativa. Como legítimo representante de toda a classe de trabalhadores da Extensão Rural de Minas, o SINTER-MG obteve várias conquistas nas suas lutas por melhores condições e dignidade no trabalho de extensão e trava batalhas contra a precarização do trabalho e por causas que sejam significativas para os trabalhadores e para a população em geral.

O SINTER-MG atua em defesa dos trabalhadores da ATER mineira, mas também dos agricultores familiares e pequenos produtores. O Sindicato, em conjunto com outras organizações foi um dos responsáveis por incluir na Constituição Estadual a obrigatoriedade de que a Assistência Técnica e Extensão rural fossem garantidas gratuitamente pelo Estado para estes pequenos produtores.

Em 29 anos de existência, plantamos nossa semente para promover uma sociedade mais justa e um ambiente de trabalho mais igualitário para todos os trabalhadores. Vivemos tempos desafiadores, mas temos certeza de que, para que a colheita seja boa, é necessário um árduo preparo da terra, nosso incansável espírito de luta e muita disposição para buscar uma colheita que nos traga ainda mais conquistas e que nos ofereça condições de vida digna, enquanto trabalhadores e cidadãos.

A história do SINTER-MG pelos olhos de quem já participou da luta

Darci Roberti, trabalhador aposentado, e atuante como dirigente do Sindicato em boa parte da sua trajetória, fala sobre a fundação do Sindicato e os desafios enfrentados atualmente pelo movimento sindical e a atuação de governos para enfraquecer a organização trabalhadora.

(Clique aqui e leia o depoimento)

Darci Roberti (camisa listrada) em reunião do Conselho de Atividade Formativa1998

Janya Costa, diretora de Comunicação e Cultura do SINTER-MG relembra sua  trajetória no Sindicato e ressalta a importância da unidade na luta.

anya Costa em reunião de discussão do Acordo Coletivo 2013

Janya Costa em reunião de discussão do Acordo Coletivo 2013

João Ramos de Oliveira, aposentado e ativo nas mobilizações do Sindicato acredita que o Sindicato representa a força do coletivo.

(Clique aqui e leia o depoimento)

Trabalhadores da extensão rural reunidos na ALMG

Trabalhadores da extensão rural em greve, mobilizados na ALMG em 1988

Maria Ilca Fernandes,  assessora jurídica do SINTER-MG, tem sua história intimamente ligada à do Sindicato. Maria Ilca já foi trabalhadora na Emater e participou do Sindicato como diretora, como colaboradora e hoje segue fortalecendo a luta como assessora jurídica, assegurando os direitos dos trabalhadores associados

Maria Ilca 2

Maria Ilca Fernandes em atuação no SINTER-MG

Gilberto Malafaia de Oliveira, coordenador técnico regional na Uregi Juiz de Fora conta sobre a Greve Geral realizada em 1988, uma mobilização importante para a fundação do SINTER-MG e ressalta a importância da união e solidariedade entre os trabalhadores.

Gilberto Malafaia

Atividade Formativa em Araguari1

Atividade Formativa em assentamento de Araguari

Atividade Formativa Agroecológica em Turmalina_1999

Assembleia em Muriaé_2005

Ajude-nos a resgatar a memória do SINTER-MG

O SINTER-MG possui em seus arquivos materiais fotográficos sem identificação. Precisamos da ajuda dos trabalhadores, protagonistas da história do Sindicato, para recuperarmos nossa memória. Se você está em alguma foto abaixo, pode identificar alguma pessoa ou tem informações a acrescentar às legendas, por favor nos envie. Você estará nos ajudando a ampliar a nossa base de dados e a preservar a memória do SINTER-MG e da luta dos trabalhadores da extensão rural mineira. Vamos criar um álbum no Facebook e ir postando aos poucos as imagens para que vocês nos ajudem neste resgate.

Quem tiver também algum tipo de memória (foto, vídeo, áudio) atuando juntamente com o Sindicato, pode nos enviar, que vamos incluir no nosso acervo e divulgar nos nossos meios de comunicação, enriquecendo ainda mais nossa história.