Diretoria do SINTER se reúne por videoconferência

A diretoria do SINTER-MG realizou no dia 28/5, reunião via videoconferência. A reunião em formato especial se dá devido ao isolamento social, medida de prevenção à propagação do Covid-19. O Sindicato vem adotando o formato de reunião online e, inclusive, realizou encontros da AGE no formato.

A situação de pandemia, declarada pela Organização Mundial de Saúde trouxe novos desafios para os sindicatos, que além das demandas permanentes das categorias, se viram preocupados em garantir que os trabalhadores tenham condições de trabalho que garantam sua saúde, de seus públicos e familiares.

A pressão para que os extensionistas retornem ao atendimento presencial, com flexibilização das medidas de isolamento social tem sido ponto de atenção do Sindicato, que vem cobrando um posicionamento da Empresa e segue acompanhando a situação de cada trabalhador, tendo em vista o compromisso assumido pelo presidente da Empresa, pelo bem-estar dos empregados, conforme resposta a ofício encaminhado pelo Sindicato.

Outra preocupação do Sindicato são as negociações coletivas. Temos garantido que o acordo coletivo em vigência continue assegurando direitos aos trabalhadores até ser assinado novo ACT. Mesmo com o distanciamento social foi concluída a Assembleia Geral, por meio de videoconferência, e realizada a entrega da pauta de reivindicações, com confirmação da data-base dos trabalhadores, em1º de maio. Com o retorno de alguns setores da justiça, o jurídico segue também com o dissídio coletivo das negociações de 2019.

Ponto amplamente discutido entre os diretores do Sindicato também, foi a realização de ações que levem ao retorno das discussões com a Empresa sobre o PDV e a necessidade de convocação dos concursados.

Pensando em formação sindical, a diretoria de formação do Sinter tem buscado meios de possibilitar encontros com os associados, usando plataformas online, pois entendemos que os encontros com os companheiros devam ser mais frequentes, de forma a atender mais rapidamente as demandas dos associados e também divulgar as funções do sindicato. Breve traremos novidades.

O Sinter não parou durante a pandemia, seguimos atendendo as demandas dos associados, esclarecendo dúvidas, fornecendo apoio jurídico e discutindo pautas mais complexas junto a outros sindicatos, como a luta por manutenção de direitos. Infelizmente, mesmo com muito protesto, o governo federal conseguiu aprovar a MP que congela os reajustes salariais e proíbe progressões na carreira do funcionalismo público até 2021, mesmo existindo outras opções de obter recursos, a exemplo da possibilidade de taxação de grandes fortunas.

Mesmo diante de uma pandemia mundial, percebe-se que o projeto neoliberal de sucateamento do serviço público segue como rolo compressor. No momento onde são necessários investimentos nos serviços públicos, tão essenciais à população, é onde se vê pedidos de “sacrifícios”. Portanto, nosso trabalho não pode parar.