Governo mostra descaso com as demandas dos trabalhadores da extensão rural

O SINTER-MG participou ontem, 30/7, da segunda reunião de negociações visando a celebração do ACT 2019/2021. Na reunião foram garantidas a manutenção de conquistas anteriores, referente ao capítulo III da Pauta de reivindicações, com alteração na cláusula do Banco de horas, que passa agora a garantir o direito do funcionário que não conseguir quitar o seu saldo dentro do mesmo semestre, de o fazê-lo no próximo semestre. Houve avanço na discussão de algumas cláusulas não econômicas.

Ao final da reunião, a diretoria da Emater recebeu ofício da COF – Câmara de Orçamentos e Finanças, com posicionamento das cláusulas econômicas. A resposta não podia ser outra, considerando-se as posições assumidas por este governo, de desqualificação e desvalorização de todo o serviço público estadual. Não há disposição a melhorar nenhuma cláusula, negando-se toda e qualquer condição que seja para aperfeiçoar os instrumentos de trabalho existentes.

Também não houve nenhuma indicação de posicionamento da Empresa de que iriam tentar nova negociação junto ao governo, que deu como resposta para a categoria:

-Reajuste zero de correção salarial;

-Sem letra (promoção horizontal);

-Sem correção em diárias e ajudas de custo;

-Autorização de somente R$ 1,00 no vale-alimentação (menos que a inflação do período), com recursos da Empresa;

-E sinalização para um PDV sem contratação de concursados!

Há a tendência de se reduzir a Empresa com a realização de um PDV mínimo. O Sinter-MG levanta a bandeira de que devemos implantar novo PDV, o quanto antes! Vários companheiros já completam mais de 35 anos de trabalho, e merecem ter um mínimo de compensação pelos anos dedicados à Empresa. Mas devemos ser responsáveis! Um PDV sem chamamento de concursados? Qual a real intenção do Estado por trás disso? O fim da Empresa? É esta a tal grande valorização que eles dão aos trabalhadores da extensão?

Diariamente os trabalhadores da Emater levam a marca do governo por todo o Estado. Há 13 anos aguardam novo concurso, para que possam continuar prestando atendimento de qualidade aos agricultores mineiros, sem que sua saúde seja prejudicada. Vários colegas já estão adoecidos, e outros já estão no seu limite.

Companheiros, vamos à luta! Condições de trabalho dignas! Reajuste salarial já! PDV com novas contratações! Estamos em estado de assembleia permanente, até que fechemos o ACT. Aguardem contato dos representantes indicando nossas ações na luta por nossos direitos. É hora de reagir!