“Homenagem” de DESCASO com aqueles(as) que fazem a EMATER-MG

Uma ocasião para comemorar: 75 anos da Emater-MG – tão antiga quanto a própria Extensão Rural. Empresa referência em ATER pública no Brasil e fora dele. Convidados para a “homenagem” a ser feita pela Assembleia Legislativa de Minas, empregados(as) se deslocaram centenas de quilômetros para prestigiar a celebração.

Mas ao chegar à “CASA DO POVO”, pasmem: somente alguns poucos escolhidos a dedo puderam participar. As empregadas e empregados, aqueles(as) responsáveis por fazer da Emater-MG a grande empresa que ela é, foram impedidos(as) de participar, ficaram de fora, no porão, barrados!

Os trabalhadores e trabalhadoras da Extensão Rural Pública Mineira merecem e exigem respeito dos dirigentes da Empresa e daqueles que foram eleitos para representar o povo mineiro. Impedir a participação de trabalhadoras e trabalhadores que lidam diariamente com produtores rurais mineiros – razão da existência da ATER PÚBLICA – foi uma cena triste, lamentável e vergonhosa!

Foram impedidos(as) de prestigiar a “homenagem” à Empresa construída com seu trabalho, esforço e dedicação. Descaso e falta de respeito com aqueles(as) que estão adoecidos(as), pressionados(as) com metas e mais metas desumanas, estrangulados(as) pelo descumprimento de seus direitos e desvalorização dos seus esforços.  “Homenagear” a Empresa e barrar seus trabalhadores e trabalhadoras?

A cerimônia foi feita em reconhecimento aos serviços prestados pela Emater-MG. Afinal, quem são os(as) responsáveis por esse serviço? Somos nós, trabalhadores e trabalhadoras, barrados(as), excluídos(as) e ignorados(as). Mas a união e determinação para defender a verdadeira EMATER e seu trabalho de fortalecimento da Extensão Rural de Minas, buscando serviços de qualidade – e lutar pela promoção do respeito, valorização e da dignidade no trabalho – foi lindo de se ver!