Homenagem do SINTER aos 70 anos da Emater-MG

A história de muitas agricultoras, agricultores, trabalhadoras e trabalhadores da extensão rural mineira se mistura à trajetória dessa grande empresa que é a Emater-MG. São 70 anos de trabalhos de qualidade prestados à sociedade mineira, com difusão de tecnologias, trocas de experiências com agricultores familiares, incentivo à produção e fortalecimento da agricultura familiar.

Criada em 6 de dezembro de 1948, inicialmente chamada de Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR), a Emater-MG foi a primeira do segmento e hoje é reconhecida como a maior empresa de assistência técnica e extensão rural do País, beneficiando cerca de 400 mil agricultores familiares no Estado,  com atuação em quase todos os municípios de Minas. A Empresa promove o desenvolvimento sustentável na área rural, o bem-estar das famílias dos agricultores e oferece apoio ao homem do campo.

Mas é importante lembrar, que a força da Empresa não vem dos contratos e convênios assinados, dos acordos políticos firmados e nem do imponente prédio da Raja Gabaglia. A história da Empresa vem, acima de tudo, dos trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram e dedicam parte de suas vidas à extensão rural mineira nesses 70 anos. Uma história construída com a força daqueles, que com muita luta e persistência, transformaram a Emater-MG em referência nacional.

O SINTER-MG como legítimo representante dos trabalhadores da extensão rural, defende a Emater-MG, como prestadora de assistência técnica e extensão rural públicas de qualidade, valorizando a agricultura familiar e se coloca ao lado dos trabalhadores para lutar contra o desmonte e sucateamento das empresas públicas de extensão rural no País, de forma que possamos estar juntos, comemorando outros 70 anos, com a valorização dos trabalhadores e manutenção dos direitos,  defendendo o maior patrimônio da Emater, que são seus funcionários.

O SINTER parabeniza a Emater-MG pelos seus 70 anos e a cada trabalhador, que fez desta Empresa a referência nacional que ela é.