Ética nas relações de trabalho

A EMATER-MG por intermédio de seus prepostos tem por obrigação guardar um padrão mínimo de respeito, sem prejuízo da estrutura hierárquica, indispensável ao bom funcionamento dos serviços. O ambiente laboral deve ser saudável para os funcionários. Viver o cotidiano de trabalho no espírito de coletividade justifica a própria existência da Extensão Rural, que direciona suas ações para valores sociais.

Para tanto, a partir da definição de ética, analisar-se-ão alguns princípios que deveriam nortear os valores morais praticados pelos gestores da EMATER, com enfoque nos meios que a administração dispõe para gerir seu quadro funcional e desenvolver a Extensão Rural no Estado de Minas Gerais.

A palavra ética tem sua derivação do grego e encerra a ideia de conformidade com os costumes. Segundo definição encontrada no dicionário da língua portuguesa, a palavra ética designa a parte da filosofia que estuda valores morais e princípios ideais da conduta humana, que devem ser respeitados. A ética tem por objeto observar o comportamento humano no interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento tem por objetivo estabelecer níveis aceitáveis, que garantam a convivência pacífica na coletividade.

Não existe administração pública correta sem ética. Desde a vigência da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, busca-se uma gestão mais eficaz e moralmente comprometida com o bem comum, ou seja, uma gestão ajustada aos princípios constitucionais.

A EMATER não é diferente e também é firmada em valores éticos e morais, onde não são toleradas condutas incompatíveis com a ética. Entretanto, este Sindicato, recebe diariamente informações, de condutas dos gestores, que desrespeitam o aceitável. São vários os exemplos, que demonstram a desvalorização do ser humano no desempenho de seu trabalho. O problema se agiganta, principalmente, na gestão de pessoal e relações humanas no ambiente de trabalho. A falta de interesse em tratar as situações com lisura vem adoecendo os empregados.

O Código de Ética da EMATER-MG publicado em 2007 se aplica a todos os empregados, independentemente do cargo e apesar de não incluir todos os princípios e valores fundamentais, presentes no Código de Conduta Ética do Servidor Público e da Alta Administração Estadual, Decreto Estadual 43885/04, definiu responsabilidades, compromissos e valorizou o ser humano.

Mas a realidade ainda é outra. Os empregados em situação de conflito não têm a quem recorrer.  Habitualmente, os gestores da EMATER-MG desrespeitam as diferenças individuais e o mérito de seus empregados e não permitem a igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional. Não bastasse, com imensa naturalidade, que chega a assustar, transferem os empregados, separando famílias, impondo ônus excessivo às pessoas, sem o mínimo respeito e consideração ao seu humano.

Como se vê, não adianta instituir um código de ética para balizar a conduta dos empregados, se os gestores, até o momento imunes às críticas, não trabalham seguindo a ética administrativa. Ao que parece, de tanto ver triunfar a injustiça, ficou mais fácil abandonar a ética.