Pelo atendimento de nossas reivindicações! Manifestações continuam pelo Estado

Depois de Lavras, no dia 31/03, ontem foi dia dos trabalhadores das Unidades regionais de Juiz de Fora, Cataguases, Muriaé e Viçosa aproveitarem a participação da deputada estadual delegada Sheila, em evento de avaliação e apresentação dos resultados do Programa Mais Genética, na Zona da Mata, para manifestarem a urgente necessidade de atendimento de suas reivindicações.

Foi entregue a ela, documento expondo a grave situação vivida pelos(as) empregados(as) da Emater-MG e solicitando apoio junto ao governo e à Assembleia, para que tenham condições dignas de trabalho.

A deputada se dispôs a receber os trabalhadores, que expuseram a crítica situação de perdas salariais que vem vivenciando: “Estamos ajudando a melhorar a renda dos agricultores através do nosso trabalho, um exemplo disso são os resultados do Programa Mais Genética aqui na Zona da Mata, mas e a nossa renda? Da mesma forma que pensamos nas famílias dos agricultores, também pensamos nas nossas, e a situação está cada vez mais crítica. Na pandemia, nunca deixamos de nos dedicar ao trabalho, estamos sempre empenhados para apresentar o melhor. Precisamos de apoio para termos nossas reivindicações atendidas.”

Foram realizados atos, também, em Pouso Alegre e Alfenas, ocasião em que os(as) empregados(as) aproveitaram a reunião com a diretoria da Empresa para afixar cartazes e expor a necessidade de negociação junto ao Sindicato. Com os atos, os trabalhadores seguem mostrando que, a sobrecarga de trabalho e o cumprimento de metas cada vez mais maiores, é completamente incompatível com o extremo arrocho financeiro e a dificuldade em negociar salários dignos e outros direitos.

Hoje, 1º/4, a mobilização aconteceu em Passos e Guaxupé, por direitos e por melhores condições de trabalho. Em manifestação, os(as) trabalhadores(as) exibiram faixas e cartazes com suas reivindicações.

Além dos materiais afixados, os(as) empregados(as) têm feito falas direcionadas à diretoria, colocando a dura realidade que vêm enfrentando, sendo afetados pela alta defasagem salarial que, unida à diminuição do poder de compra, em função da absurda alta dos preços, tem levado empregados(as) da Emater-MG, que ajudam a assegurar alimentos a preços mais acessíveis no prato dos mineiros, a ter que reajustar o orçamento para conseguirem arcar com alimentação, saúde e outros gastos essenciais, em função do arrocho que estão vivendo.

Enquanto a Empresa segue conquistando premiações de destaque nacional, e sendo vista como a melhor Empresa de ATER pública, em contrapartida, segue sem recompor os salários nos últimos quatro anos, não houve diminuição de metas, pelo contrário, há um aumento cada vez maior de trabalho, e segue ignorando e negligenciando aqueles(as) que fazem da Empresa a referência que é.

Tem sido colocado, ainda, pelos(as) empregados(as), o quão injusto é a Empresa propor um reajuste de 10,06% para abranger, inclusive, o ano de 2022, sendo que este índice não cobre, sequer, a perda salarial deste ano, que será em torno de 12%, ou seja, só em 2022 a perda salarial é maior do que os 10,06%, que está sendo proposto para quitar 3 anos.

Já sobre o vale-alimentação, foi ressaltada a discrepância enorme entre o que é recebido pelos empregados(as) da Emater-MG, em relação às demais categorias do Estado e a necessidade de se garantir um valor justo, sem retirar direitos.

Seguiremos unidos e defendendo que nossas reivindicações sejam ouvidas. Não queremos nada além dos nossos direitos, que são condições justas, para que possamos fazer o nosso trabalho garantindo a nossa dignidade e de nossas famílias.

SEGUIMOS UNIDOS E FORTES!