Privatização dos Correios: SINTER-MG repudia o entreguismo do Governo Bolsonaro

Arte: Jornalistas Livres

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quinta-feira (5/8), o texto-base do Projeto de Lei 591/21, que trata da privatização dos Correios. O substitutivo do deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA) foi aprovado em regime de urgência e recebeu 286 votos a favor e 173 contrários. O Projeto segue agora para o Senado e, caso seja aprovado, representará a entrega de patrimônio dos brasileiros a empresas privadas que só visam o lucro, e não a prestação de um serviço que atenda a população.

Privatizar uma empresa como os Correios, de tamanha importância para o País, é um crime. Muito mais que uma empresa de serviços postais, os Correios atuam na integração nacional, prestando serviços em todas as regiões do País e levando desenvolvimento econômico, inclusive, nos locais mais isolados, onde não é lucrativa a atuação de empresas privadas.

A pandemia mostrou como o serviço público é essencial para o País e escancarou o fracasso das reformas já aprovadas sob o pretexto de retomada da economia e geração de empregos. Enquanto trabalhadores do SUS e todo o serviço público atuaram para enfrentar a crise sanitária, no cenário econômico houve a aceleração da concentração de riquezas e grande aumento de acumulação capitalista, levando pequenos negócios a fecharem suas portas. E para que grandes empresários possam enriquecer ainda mais, o governo segue acabando com o serviço público e retrocedendo direitos, o que permite a exploração de trabalhadores.

O SINTER repudia a postura de entreguismo do governo Bolsonaro, de promoção da agenda liberal de Paulo Guedes, que coloca o Brasil à venda. É preciso reação para resistir à “boiada” que vem sendo passada contra a população brasileira. É preciso mobilização dos trabalhadores para barrar a reforma administrativa e outras que já estão sendo enviadas ao Congresso, barrar a venda das empresas públicas, a desregulação das relações de trabalho e dos setores econômicos, o uso indiscriminado de pesticidas, os ataques aos povos indígenas e ao meio ambiente, dentre tantas outras medidas, que promovem um programa de destruição nacional, de retrocesso e de aniquilação de nossos direitos básicos e essenciais.

Por quê devemos ser contra a privatização dos Correios?

Conheça pelo menos 18 razões para lutar contra a entrega de um patrimônio dos brasileiros, a Empresa Brasileira de Correios, Telegráfos e Similares (ECT), a grupos estrangeiros que só visam o lucro e não a prestação de um serviço de qualidade em todas as regiões do país, até nas mais longínquas onde, em geral, as empresas privadas não têm interesse em atuar.

1 – Os Correios tiveram em 2020 lucro bilionário estimado em R$ 1,5 bilhão! Entre os anos de 2017 a 2019 foram mais de R$ 930 milhões de lucro!

2 – Os Correios foram escolhidos como preferido para entregas na Black Friday, com um incremento de 13% no volume de encomendas em relação ao ano anterior. Foram 2,2 milhões de envios em apenas um dia. Correios público é para todos!

3 – Os Correios apoiam os micros e pequenos empreendedores. De acordo com pesquisa da Loja Integrada, mais de oito entre dez varejistas online de pequeno e médio porte escolhem os Correios como fonte principal dos fretes aos clientes.

4 – Os Correios são premiados e reconhecidos mundialmente. Pela 4ª vez, os Correios venceram o World Post & Parcel Awards, o Oscar dos Correios de todo o mundo, e alcançou o primeiro lugar nas categorias Cross Border Growth, com o novo modelo de importação pelo portal “Minhas Importações”.

5 – Há 12 anos, a realização do Enem só acontece graças ao esforço dos trabalhadores dos Correios, que são responsáveis pela logística e entrega das provas em toda as regiões do país.

6 – No dia de aplicação do Enem, em apenas três horas, os trabalhadores dos Correios entregaram provas em mais de 15 mil locais.

7 –  Correios são responsáveis pela entrega de livros e materiais didáticos nas escolas públicas de todo o Brasil!

8 – Os trabalhadores dos Correios distribuíram, no ciclo 2020/2021, 197 milhões de livros didáticos em todos os 5.570 municípios do país através de uma megaoperação.

9 – No ciclo 2019/2020, a empresa entregou mais de 90 mil toneladas de carga para 140 mil escolas. Graças a esse importante trabalho, os Correios receberam um Word Mail Awards, prêmio que identifica as organizações com as melhores práticas na indústria global postal.

10 – Correios estão em todas as regiões do país, responsáveis por integrar o Brasil de norte à sul!

11 – Os Correios são a única empresa que tem capacidade de realizar a captação, tratamento, distribuição e entrega de encomendas em mais de 5.500 municípios do Brasil. A empresa está em todas as regiões do país!

12 – Os Correios são umas das maiores empresas postais do mundo.

13- A empresa entrega, mensalmente, cerca de meio bilhão de objetos postais, sendo 25 milhões de encomendas. São mais de 25 mil veículos, 1.500 linhas terrestres e 11 linhas aéreas em operação de norte a sul no Brasil.

14 – Os trabalhadores dos Correios estão espalhados em aproximadamente 15 mil unidades próprias, entre agências, centros de distribuição, tratamento e logística, e contam com aproximadamente 99 mil trabalhadores (87% em funções operacionais e 13% administrativas), desses 55,6 mil carteiros.

15 – Serviço postal universal é uma garantia constitucional.

16 – Os Correios cumprem um papel essencial para a população. É a empresa que garante a universalização dos serviços postais, sendo um direito amparado pela Constituição Federal.

17 – Correios empregam quase 100 mil trabalhadores em todo o Brasil. A privatização da estatal significará, além de grande prejuízo ao povo brasileiro, um aumento de desemprego em grave crise econômica e social que já vivemos.

18 – Os Correios estão presentes em todas as regiões do Brasil. Somente em 2020, os Correios entregaram 343 milhões de encomendas. São 28 milhões de encomendas/mês e 1,3 milhão de encomendas/dia.

Com informações da FENTECT e CUT Brasil.