SINTER-MG fala sobre agroecologia na Plenária dos Rurais da CUT-BA

A Plenária dos Rurais da CUT-BA é um encontro de trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar, que atuam em organizações de base e movimentos sociais do campo, cuja perspectiva é propor um programa político-organizativo e de formação voltado para o fortalecimento dos trabalhadores e da atuação da Central Única dos Trabalhadores no Macrossetor Rural na Bahia.

Neste ano, no dia 16 de julho, o SINTER-MG teve a honra de participar deste evento de grande destaque na região Nordeste do país, no que diz respeito ao movimento sindical combativo entre os rurais. Ana Paula de Oliveira Mares Guia, associada do SINTER-MG, extensionista no município de Matias Barbosa, foi convidada como palestrante, representando o nosso Sindicato, por intermédio da FASER.

A Agricultura Familiar cumpre papel estratégico para a soberania popular, a segurança alimentar, a preservação do meio ambiente, o combate e o enfrentamento ao latifúndio, ao agronegócio capitalista e àqueles que estão por trás da concentração de riquezas, que gera tanta desigualdade para o país.

Neste sentido, Ana Paula, mestre em agricultura orgânica pela UFRJ, foi convidada a falar sobre “Tecnologias sociais e o desenvolvimento no campo”, e trouxe para o debate, a importância da agroecologia e produção orgânica para a conservação do solo, para a qualidade dos alimentos produzidos e, principalmente, para a qualidade de vida dos produtores rurais.

Para Ana “a agroecologia é uma ciência repleta de inovações tecnológicas. Nós não precisamos de agrotóxicos e adubos químicos para melhorar a produção, isto é uma falácia. Nós não temos problemas de produção, mas sim de distribuição de renda, e a extensão rural vive para estar junto do agricultor familiar. É nosso dever auxiliar na conscientização sobre a importância da agroecologia como tecnologia de produção de qualidade, diminuindo os efeitos do capitalismo, que chega ao ponto de nos fazer acreditar que precisamos alimentar nossos filhos com produtos repletos de veneno. ”

Outro ponto destacado por Ana é que diferente do que é propagado, a agroecologia não é complexa, o foco da agroecologia é justamente o oposto: a agroecologia tem o papel de tecnologia social, pois consegue solucionar os problemas da agricultura usando da simplicidade, do baixo custo e fácil aplicabilidade.

O debate junto aos rurais é essencial para a CUT, pois, do ponto de vista imediato das lutas, é preciso ter em vista o combate ao aumento da fome e da pobreza no campo; o enfrentamento à precarização do trabalho; o fortalecimento das lutas contra o desmonte dos serviços públicos e das empresas estatais; o combate à ofensiva das ideologias neoliberais nas bases sindicais da agricultura familiar; o enfrentamento à monocultura e ao uso de agrotóxicos e de sementes transgênicas, que comprometem a biodiversidade e a saúde das trabalhadoras e trabalhadores do campo.

Reflexão apresentada por Ana Paula no inicio da apresentação:

apresentação Ana