SINTER na luta pelos direitos dos trabalhadores da ATER pública mineira

Nesta sexta-feira, 19/4, durante visita técnica da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na cidade de Três Marias, a diretoria do SINTER-MG aproveitou a oportunidade para apresentar à deputada Beatriz Cerqueira, solicitação para agendar audiência pública na ALMG. O objetivo é permitir que os trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pública de Minas Gerais possam discutir as dificuldades enfrentadas, a grave situação financeira em que se encontram e debater a situação do serviço de extensão rural pública no Estado.

O Sindicato entregou, também, à deputada, manifesto elaborado pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil (Faser). O SINTER participa ativamente das mobilizações da Federação e vem somando ao movimento de LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA EXTENSÃO RURAL PÚBLICA.

Entre os pontos defendidos pela Federação e suas entidades, estão o fortalecimento do Serviço Público de Extensão Rural, como política pública de Estado, inclusiva e cidadã, a criação de um sistema de Extensão Rural voltado à agricultura familiar e camponesa, que centralize a gestão das políticas públicas e a alocação de recursos financeiros permanentes e a realização de concursos públicos, para renovação e recomposição de pessoal, onde seja observada o equilíbrio entre todas as áreas, entre outros.

A deputada adiantou que na próxima semana retornará ao SINTER, com a data prevista de realização da audiência, possibilitando assim um espaço importante para o diálogo e a busca por soluções para os desafios enfrentados pelos trabalhadores da ATER e pela extensão rural em Minas Gerais.

NENHUM DIREITO A MENOS. CONTINUAR A LUTAR E RESISTIR!

Confira o Manifesto Faser pela Valorização dos serviços de ATER e pesquisa governamental