Toma posse nova diretoria colegiada, representantes sindicais e conselheiros(as) fiscais do SINTER-MG

Tomou posse na última sexta, 30/9, em cerimônia realizada em Belo Horizonte, a nova diretoria colegiada, representantes sindicais e conselheiros(as) fiscais do Sindicato dos Trabalhadores em Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – SINTER-MG, eleitos(as) para o triênio 2022/2025. O grupo foi eleito em agosto deste ano, com mais de 95% dos votos válidos.

Em sua fala, o coordenador da Comissão Eleitoral, Pedro Rubens Lopes da Silva, relembrou as dificuldades do processo eleitoral, sobretudo, com o atraso da entrega aos(as) eleitores(as) do material, do voto por correspondência. O que ocorreu devido à precarização dos serviços dos Correios, que segue sendo sucateado para que ocorra sua privatização. Os trabalhadores da estatal estão em luta contra a privatização.

Mesmo com tal dificuldade, houve grande participação das associadas e associados, votando e fortalecendo o processo democrático. Pedro Rubens reforçou, ainda, que a Comissão propôs ao Sinter que busque alternativas, com novas tecnologias, que sejam seguras e que possam viabilizar, ainda mais, a participação de todos(as) no importante processo democrático.

Durante a cerimônia foi falado, também, sobre todo o empenho da categoria e do Sindicato nestes últimos 3 anos. Num cenário atípico, com ocorrência de uma pandemia, tentativa de fusão da Emater-MG, tentativa de precarização dos direitos, obstáculos nas negociações coletivas, mesmo com tantos desafios, os trabalhadores resistiram bravamente. A nova diretoria colegiada assume comprometendo-se a ampliar a luta pela manutenção de direitos, que vêm sendo sistematicamente ameaçados, e por novas conquistas.

“Assumimos com o enorme desafio de promover a luta em defesa das estatais mineiras, ameaçadas pelo projeto de redução do papel do Estado. Nossa missão principal é organizar a categoria na mobilização contra os ataques aos nossos direitos. Na gestão passada, muitos foram os desafios, e no período que segue, a perspectiva é de dificuldades ainda maiores, tendo em vista que o projeto de governo prevê ainda mais redução nas conquistas dos trabalhadores”, disse Claudia Armali, que assumiu o cargo de diretora de Comunicação e Cultura.

Já o diretor de Formação Sindical, Rubem de Almeida, reforçou a importância da unidade da categoria. “Temos uma luta muito dura pela frente. Mas tenho certeza que, com combatividade e persistência, seguiremos resistindo e lutando por novas conquistas.”

A cerimônia contou com a presença da diretora da Faser, Marines Bock, que afirmou que o SINTER e as demais entidades sindicais têm uma grande responsabilidade diante da atual conjuntura desafiadora. Marines destacou, também, a representatividade da nova gestão, que conta com expressiva participação das mulheres. Ela reforçou, ainda, a importância de as entidades estaduais, construírem a unidade de luta a nível federal para fortalecer a defesa da ATER pública.

Esteve presente, também, o diretor da Empresa, Claudio Bortolini, que comentou ser a segunda reunião de posse que participa e parabenizou a nova diretoria colegiada empossada: “O Sindicato tem um papel de grande importância para a Empresa, principalmente, como instrumento de negociação com o Governo”.

O novo grupo que assume a gestão do Sindicato reconhece que é preciso aumentar o diálogo constante com a categoria, para aprimorar as estratégias de luta e conduzir os trabalhadores da ATER pública nas batalhas que estão por vir. “A nossa unidade é o que temos de mais valoroso nas nossas lutas. O momento é de aumentar a participação, o diálogo e a mobilização para conseguirmos, juntos, conscientizar os trabalhadores de seu papel e, como cada um pode contribuir para que sejamos mais valorizados pela sociedade, mas, principalmente, pelos governos”, disse Fábio Morais, que foi reeleito como Diretor Geral do Sindicato.

Confira as fotos na nossa página do Facebook.

SEGUIMOS JUNTOS. JUNTOS SOMOS SINTER!