Trabalhadores da Emater-MG fazem nova manifestação contra entrega de sua sede pelo governo Zema

O Governo Zema quer entregar o prédio do escritório central da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG, situado na Raja Gabaglia, 1626, no Propag.

A categoria tem o prédio como o símbolo da extensão rural pública em Minas. O referido prédio foi construído entre 1984 e 1985 com recursos do Banco Mundial, especificamente para atender a extensão rural no Estado de Minas Gerais, e foi um dos primeiros prédios das empresas de extensão rural do país, com grande importância histórica, representativa do serviço público de excelência e da identidade dos trabalhadores da EMATER em Minas.

No ultimo dia 26/8, foi agendada visita de técnicos de órgão federal ao prédio da Emater-MG, momento em que a categoria, organizada pelo SINTER, fez novo ato de mobilização para defender que o prédio central seja preservado, em respeito à sua história e ao papel estratégico que desempenha para a soberania alimentar e desenvolvimento do Estado. Para tal ato foram convidados deputadas e deputados para endossar a manifestação.

O Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural Pública de Minas Gerais – SINTER-MG expõe a continuidade das atitudes desrespeitosas do Governo do Estado para com a categoria, que não foi obteve qualquer informação a respeito da entrega do prédio, que está sendo oferecido no Propag. Após a manifestação, os trabalhadores ocuparam o sexto para cobrar da diretoria da Empresa transparência nas informações sobre as tratativas acerca do assunto, já que foram feitas vistorias de outros órgãos no edifício, sem qualquer esclarecimento à categoria. 

O ato foi a segunda manifestação dos trabalhadores e foi destaque na imprensa, resultando em diversas manifestações de deputados na Assembleia de Minas defendendo que o prédio seja retirado da lista do Propag, encaminhamentos para realização de audiências públicas e apoio de entidades diversas.