Trabalhadores do serviço público foram às ruas em defesa dos seus direitos e contra o Regime de Recuperação Fiscal e as privatizações

Na última terça-feira, 29/8, trabalhadoras e trabalhadores de diversas categorias do serviço público e movimentos sociais foram às ruas lutar em defesa do serviço público. O movimento da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, da qual o SINTER-MG faz parte, manifestou contra a proposta do governo do Estado de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O Dia Estadual de Luta em defesa do serviço público contou com uma grande manifestação na Assembleia Legislativa (ALMG) e marcha passando pela sede Cemig, com encerramento na Praça 7, aproveitando a oportunidade para conversar com a população e esclarecer sobre os efeitos maléficos do RRF.

A proposta do governo Zema para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal retira direitos importantes conquistados, penaliza, ainda mais, os trabalhadores do serviço público, com arrocho salarial, proibição de realização de concursos públicos e sucateamento das empresas públicas mineiras, uma ótima desculpa para facilitar a sua venda.

O objetivo da Frente Mineira é enfrentar, também, as privatizações, que estão nos planos do governo desde o início de sua gestão, inclusive, o governo Zema enviou proposta de emenda à Constituição (PEC), que pretende diminuir o número de votos necessários para a aprovação de privatizações e acabar com a consulta à população sobre a venda das estatais mineiras, entre elas a Cemig e a Copasa, empresas públicas que vivem constantemente na mira do governo para serem vendidas.

Além do RRF e das privatizações, lutamos, também, contra o sucateamento do serviço público e a falta de valorização dos seus trabalhadores. Os empregados da Emater-MG já enfrentaram uma tentativa de fusão e vivem ano a ano enormes desafios para negociar suas reivindicações, que em sua grande maioria, consistem na busca para que seus direitos sejam cumpridos.

Nós seguiremos lutando pelo fortalecimento do serviço público de qualidade à população e pela valorização de seus trabalhadores. Combater a adesão do Estado ao RRF é garantir que possamos continuar a lutar pelo cumprimento dos nossos direitos, pois o que o governo quer com a adesão ao RRF é que nem direitos tenhamos mais para lutar!

RRF e privatização não são a solução, são a destruição do serviço público e seus trabalhadores. Essa luta é de todos e todas!

SINTER-MG – NENHUM DIREITO A MENOS. CONTINUAR A LUTAR E RESISTIR!