Possível unificação de Emater e Epamig preocupa deputados

Mudança na diretoria da Emater foi interpretada pelos deputados como ameaça à autonomia da empresa –

Parlamentares se pronunciaram sobre a questão em Plenário, que também teve discursos sobre a vacinação.

nomeação de Luísa Barreto para diretora-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), em substituição a Gustavo Laterza, gerou repercussão negativa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em reunião de Plenário desta quarta-feira (16/12/20), vários deputados se pronunciaram contrariamente à mudança.

Parlamentares de diversos partidos exaltaram a capacidade técnica do antigo diretor-presidente, Gustavo Laterza, que é servidor efetivo da Emater. Além disso, eles interpretaram a movimentação como um passo para a unificação da Emater com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o que também não foi bem visto.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

De acordo com a deputada Leninha (PT), ela e outros deputados têm recebido demandas de funcionários da Emater alertando para o desejo do governador Romeu Zema (Novo) de fazer essa unificação. Também o deputado Delegado Heli Grilo (PSL) questionou se a mudança teria o objetivo de tirar do caminho o antigo diretor-presidente por ele ser contrário à unificação.

O deputado Carlos Henrique (Republicanos) lembrou que a Emater é um empresa que existe há mais de 40 anos e atualmente tem grande capilaridade em Minas Gerais, estando presente em 790 municípios do Estado. O deputado Carlos Pimenta (PDT) completou e disse que mais de 400 mil produtores rurais são atendidos pela empresa, cuja principal atividade é a assessoria rural.

Eles ressaltaram também a importância da Epamig, que teria, segundo Carlos Henrique e Carlos Pimenta, a vocação mais voltada para a pesquisa agropecuária. Carlos Pimenta exaltou os 21 campos experimentais da Epamig espalhados por Minas Gerais, que desenvolvem pesquisas em diferentes áreas, como oleaginosas, frutas tropicais e viticultura.

Todos esses deputados se disseram contrários à unificação ou outra mudança na gestão desses empresas, como uma possível privatização. Eles ressaltaram a necessidade de ampla discussão pública sobre as propostas e disseram que, se o govenador Romeu Zema de fato enviar para a ALMG um projeto de unificação, esse debate será realizado.

Informações da ALMG