Unidade dos trabalhadores na luta em defesa da Emater-MG e da ATER pública

O SINTER-MG se reuniu na última sexta-feira, 11/12, com gerentes da Emater-MG. A reunião foi motivada pelo descontentamento geral com a falta de informações sobre o projeto de fusão da Empresa e agendada em comum acordo por gerentes e Sindicato.

Os trabalhadores se mobilizam contra a fusão da Empresa com a Epamig e possível privatização, o que acabará com o serviço de ATER e Pesquisa pública no Estado.  Foi criada uma rede de fortalecimento, a fim de destacar o importante serviço prestado pela Emater-MG, em Minas Gerais. Como encaminhamento, ficou definido que serão feitas comunicações conjuntas com a base e parceiros, no sentido de lutar contra o fim da Empresa e somar forças às diversas manifestações da sociedade, agricultores e lideranças políticas, contra a fusão e extinção das Empresas.

É importante reforçar, que o governo pretende enviar o projeto de fusão para a Assembleia Legislativa de Minas, sem a participação efetiva dos trabalhadores e dos agricultores, principais afetados pela extinção da ATER pública. Será que a intenção é fundir as Empresas e depois, privatizar, como consta no plano de governo???

O SINTER vem alertando que o governo Zema tem colocado em prática uma política de desmantelamento do setor público, que inclui a privatização de estatais estratégicas, como a Cemig e a Copasa.  Na Emater-MG e Epamig, inclusive, os planos de demissão voluntária, sem uma política séria de recomposição do quadro de funcionários, por meio de concurso público,  têm cumprido um papel fundamental no processo de sucateamento da ATER e Pesquisa Agropecuária.

Diante da necessidade de se fortalecer o movimento em defesa das Estatais, especialmente a ATER pública, precisamos, mais do que nunca, somar forças contra o fim do serviço público.  Defender estas empresas é defender toda a sociedade.

FUSÃO NÃO É A SOLUÇÃO! PRECISAMOS É DE VALORIZAÇÃO!