29 anos do SINTER-MG por Maria Ilca Fernandes – Uma caminhada que nos orgulha demais!

Maria Ilca Fernandes, hoje assessora jurídica do SINTER-MG, tem sua história intimamente ligada à do Sindicato. Maria Ilca já foi trabalhadora na Emater e participou do Sindicato como diretora, como colaboradora e hoje segue fortalecendo a luta como assessora jurídica, assegurando os direitos dos trabalhadores associados

A fundação do Sinter-MG, em 28 de abril de 1989, faz parte da luta histórica da classe trabalhadora por uma organização autônoma e livre, no pós-ditadura militar.

Iniciamos uma trajetória com enorme resistência do patronato, que tentou de todas as formas não reconhecer a legitimidade e a legalidade de representação do Sindicato.

Nós, enquanto dirigentes do Sinter,  enfrentamos enormes obstáculos. Foram muitas retaliações, perseguições, atos de assédio moral.  Muitos companheir@s ficaram pelo caminho… Entretanto, os que permaneceram, refizeram suas energias e mantiveram a coerência e o compromisso de dedicar todo esforço, para construção de relações de trabalho, em que prevaleça o respeito e a dignidade de toda a categoria.

Outro aspecto da maior importância, foi o engajamento na efetivação de políticas públicas de interesse dos agricultores familiares e suas organizações, assim como de uma ação intersindical liderada pela CUT – Central única dos Trabalhadores. Tivemos, desde sempre, a consciência de que teríamos de manter a união interna e com outros movimentos da classe trabalhadora nas pautas comuns, pois as transformações só são conquistadas com lutas coletivas.

Maria Ilca 2

Relevante lembrar, que o Sinter também foi vanguarda, quando no início dos anos 90, juntamente com outras organizações sociais, incluiu a agroecologia e a sustentabilidade como bandeira de luta, criando o Fórum Mineiro de Desenvolvimento Rural Sustentável. Ainda, fez constar de suas pautas específicas, ações para o fortalecimento da Política Pública de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural.

Ficaríamos em longa prosa, se fôssemos lembrar só parte de tão enigmática caminhada, mas precisamos concluir.

Temos enorme orgulho de fazer parte de uma história, que contou e conta com a saga de companheiras e companheiros que não se entregam, jamais!!!