6 de dezembro – Dia da Extensão Rural: Comemorar o quê?

Hoje, dia 6 de dezembro de 2023, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) comemora 75 anos. Nesta data comemoramos, também, o Dia da Extensão Rural no Brasil.

Haveria comemorações da Emater-MG e da Extensão Rural sem o trabalho do(a) Extensionista?

Sempre, nesta época do ano, a Emater-MG presta “homenagens” a produtores e empregados(as) com medalhas, diplomas. E aqui cabe uma pergunta: Você, Extensionista, que faz acontecer o sucesso Empresa, está satisfeito(a) em receber somente essa homenagem?

Você, Extensionista, merece muito mais! Merece condições dignas de trabalho e remuneração compatível com as funções e responsabilidades. Metas compatíveis com a sua realidade local, que permita realizar e prestar um serviço digno de ATER pública junto aos produtores e à comunidade.

Não se esqueça de refletir sobre a postura que gestões da Emater-MG vêm adotando. Mais uma vez, a Emater-MG figura entre as Melhores do Agronegócio, assim como vem recebendo diversas outras premiações. Enquanto a Emater-MG recebe medalhas e premiações, aqueles(as) que a tornam uma grande Empresa, seus(uas) empregados(as), estão extremamente sobrecarregados, adoecidos, endividados. Amargam enormes perdas por falta de cumprimento dos seus direitos, são barrados em homenagem à Empresa na “casa do povo”, e, sequer, tiveram abertas a negociação das suas reivindicações para a data-base 1º de maio de 2023, tampouco, a abertura das discussões para a recomposição das perdas inflacionárias desde a data-base 1º de maio de 2022.

Onde está a valorização daqueles(as) que fazem a Extensão Rural? O que se vê é a completa desvalorização dos(as) empregados(as) da Emater-MG. Exige-se do(a) Extensionista o máximo empenho e compromisso com programas, políticas públicas e outros. E o que é oferecido? Há condições mínimas para que o trabalho seja executado com dignidade?

A história da Emater-MG foi e é feita, acima de tudo, por trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram e dedicam parte de suas vidas à EXTENSÃO RURAL MINEIRA nesses 75 anos. Afinal, são os sonhos e os projetos de uma vida melhor para os(as) agricultores(as), para as comunidades, e para as famílias que os motivam a continuar seguindo em frente.

Neste Dia da Extensão Rural, CELEBRAMOS os(as) EXTENSIONISTAS RURAIS, trabalhadoras e trabalhadores que, diariamente, executam as políticas públicas, que incentivam a inovação, a produção sustentável e buscam propiciar a melhoria das realidades sociais e econômicas do campo e da comunidade, especialmente no atendimento à agricultura familiar.