Luta coletiva garante direitos! Mobilização conquista reabertura do Escritório Local da Emater em Juiz de Fora

Prefeitura renovou o convênio e assumiu compromisso de, futuramente, recompor a equipe.

O envolvimento de agricultores nas manifestações em defesa dos seus direitos, contra o fechamento da Emater no município, e a atuação séria e responsável de dirigentes sindicais fez a diferença na garantia do direito a ATER pública dos agricultores familiares de Juiz de Fora.

Agricultores familiares, com apoio do Sindicato Rural de Juiz de Fora e participação do SINTER-MG, conquistaram a reabertura do escritório local da Emater, que estava sem convênio desde setembro de 2018 e com o trabalho suspenso desde janeiro deste ano.

A proposta feita pela Prefeitura era manter somente um técnico e um administrativo no escritório. Os agricultores não aceitaram, se mobilizaram, e pediram o apoio do SINTER-MG para esclarecer sobre seus direitos, em reunião realizada em Juiz de Fora.

O SINTER-MG esclareceu, entre outras coisas, que o direito à assistência técnica e extensão rural gratuita e de qualidade é garantia instituída como dever do Estado e municípios, na Constituição Estadual, reforçando que tal direito pode inclusive ser cobrado através do Ministério Público.

A partir desta mobilização, o convênio foi renovado com 2 técnicos, 1 administrativo e possibilidade de recomposição da equipe, futuramente. O SINTER-MG atuou em defesa dos agricultores familiares, defendendo um serviço de qualidade, com equipe composta de número de funcionários que atenda às demandas do município, reforçando a importância do trabalho da extensão rural para a sustentabilidade da agricultura familiar.

Só a luta coletiva garante direitos! É este sentimento que move o SINTER-MG. Os agricultores são nossos parceiros, assim como os sindicatos rurais e associações de produtores.

Pela não diminuição de equipes de trabalho, em defesa da agricultura familiar, da extensão rural e assistência técnica públicas, gratuitas e de qualidade. Vamos à luta, pois somente através do coletivo que garantiremos direitos e buscaremos a revogação de medidas nefastas ao trabalhador.

SAIBA MAIS…

SINTER-MG participa de reunião contra o sucateamento do serviço de ATER pública em Juiz de Fora

Luta contra o sucateamento do serviço de ATER pública, em Juiz de Fora