Aniversário do SINTER-MG: 33 anos de persistência na luta. Nenhum direito a menos!

Assembleia Geral de fundação do SINTER-MG

No dia 28 de abril de 1989, em uma expressiva assembleia geral realizada em Belo Horizonte, nascia o SINTER-MG, fundado para o enfrentamento da difícil situação vivida pelos trabalhadores. Os salários estavam baixos, as condições de trabalho precárias e poucos direitos trabalhistas respeitados. Já na sua criação, a repressão patronal veio forte e a categoria precisou provar, via Dissídio Coletivo julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho em 1993, que o SINTER-MG era legal e legítimo representante dos trabalhadores da ATER mineira.

O Sinter nasce como uma organização social comprometida com as necessárias transformações da sociedade e com a luta dos trabalhadores por condições dignas no ambiente de trabalho, de forma que possam cumprir, efetivamente, a responsabilidade de executar uma política pública na extensão rural.

Combatividade

Ao longo dos seus 33 anos de história do Sindicato, os extensionistas mineiros se consolidaram como uma categoria respeitada e combativa, além de ter conquistado vários direitos, como algumas recomposições salariais que trouxeram dignidade aos recebimentos dos trabalhadores, como em 1994 (21,01%), 1995 (29,55%), a equiparação salarial com tabela da EPAMIG em 1995, (acréscimo de 22%), anuênio, auxílio-creche, plano de saúde, vale-alimentação, dentre vários outros direitos, que o Sindicato fará uma campanha para relembrar que nenhum destes foi concessão de empregadores. Os direitos que os(as) empregados(as) da Emater-MG têm hoje, foram conquistados à base de persistência na luta.

Além da defesa dos direitos dos trabalhadores, o SINTER atua também em defesa do serviço público, lutando contra as terceirizações, privatizações e precarização do trabalho, por uma sociedade mais justa e igualitária, com mais distribuição de renda e menos concentração de capital, por um padrão tecnológico de produção mais sustentável, pela agricultura familiar e suas organizações e outras significativas causas dos trabalhadores e da população em geral.

Em 33 anos de existência, plantamos nossa semente para promover uma sociedade mais justa e um ambiente de trabalho mais igualitário. Vivemos tempos extremamente desafiadores, de investida contra direitos trabalhistas e sociais, mas temos certeza de que, para que a colheita seja boa, é necessário um árduo preparo da terra, nosso incansável espírito de luta e muita disposição para buscar uma colheita que nos traga ainda mais conquistas e que nos ofereça condições de vida digna, enquanto trabalhadores e cidadãos.

Parabéns SINTER pelos seus 33 anos de luta, resistência e que assim como é preciso adubar e cuidar da terra a cada ciclo da colheita, renovemos nossos ânimos, nossa união e sigamos firmes para enfrentar as batalhas que nos são colocadas, defender direitos e lutar por mais conquistas.

JUNTOS SOMOS FORTES. JUNTOS SOMOS SINTER!