Após ampla mobilização da categoria e resistência do SINTER-MG, diretor administrativo da Emater-MG confirma assinatura do ACT/2021

Como é de amplo conhecimento da categoria, em audiência de mediação do Ministério Público Federal do Trabalho, ficou acordado que o ACT dos trabalhadores da Emater-MG seria assinado, via SEI, no dia 23/05.

No entanto, a Empresa não postou o documento para assinatura, o que muito surpreendeu o Sindicato, que imediatamente questionou o fato à diretoria.

A justificativa apresentada foi de que se aguardava parecer do COFIN, o que não faz sentido algum, visto que todas as fases da negociação entre Emater e SINTER foram acompanhadas e passaram pelo aval do Comitê.

No intuito de garantir o cumprimento do acordado, fizemos contato com a Comissão de Administração Pública, por meio da deputada Beatriz Cerqueira, solicitamos apoio da Associação Mineira de Municípios – AMM, fizemos cobranças à Empresa e mobilizamos os trabalhadores, nas redes sociais e com o envio de e-mails aos membros do COFIN. Foi emitida, ainda, notificação extrajudicial à Emater, informando que, caso o acordo não seja assinado em tempo hábil, cumprindo o negociado, o Sindicato deverá tomar as medidas legais cabíveis.

Toda essa movimentação teve efeito, e estiveram reunidos nessa segunda feira, 06/06, membros do COFIN, representantes da Advocacia Geral do Estado e da diretoria da Empresa.

Por telefone, o diretor financeiro da Emater, Cláudio Bortolini, informou que não adiarão mais esta questão e que o acordo coletivo estará pronto para assinatura até sexta-feira, dia 10/06, nas bases pactuadas na audiência de mediação do MPT, no dia 11/05. Complementando, ainda, que já está inclusive autorizado o processamento de folha complementar.

Então companheiros(as), como só se pode acreditar depois de assinado, continuemos mobilizados, e atentos à sexta.

JUNTOS SOMOS FORTES, JUNTOS SOMOS SINTER-MG!