Atenção para golpe de falsos advogados que estão utilizando o nome do SINTER

O SINTER-MG tem recebido denúncias de associados(as), sobre falsos advogados que têm entrado em contato, se identificando como se fossem do Sindicato. Os golpistas dizem que são advogados e que conseguem liberar dinheiro de ações na Justiça, mas, para isso, a vítima precisa fazer um pagamento.

Trata-se de golpe que vem sendo denunciado, inclusive, na grande mídia. São estelionatários que se apresentam como advogados de ações de precatórios para aplicar golpes. Os golpistas enviam correspondências pelos Correios ou entram em contato por mensagem de texto ou ligação telefônica. Às vezes costumam utilizar, também, a marca (logo) das instituições que dizem representar, para confundir as vítimas.

O SINTER informa que a única advogada que responde pelo Sindicato é a assessora jurídica Maria Ilca Fernandes Siqueira, portanto, qualquer contato em nome do jurídico do SINTER, que não seja ela, o(a) associado(a) deve ignorar e entrar em contato com o Sindicato imediatamente.

É preciso estar atentos(as), pois não é necessário que se faça pagamento para recebimento de valores na Justiça. Para evitar este e tantos outros golpes que vem sendo aplicados, damos algumas dicas para você se proteger.

Duvide de contatos estranhos: ao receber qualquer contato de origem duvidosa, sempre questione. Duvide de ligações, links enviados via e-mail, mensagens ou qualquer outra forma de contato suspeita. O mais indicado a se fazer, é buscar contatos em endereços institucionais confiáveis das supostas instituições que tentaram entrar em contato, para confirmar as informações.

Proteja seu Whatsapp:  Ative a confirmação em duas etapas do WhatsApp. Ao fazer isso, quem tentar acessar/clonar seu aplicativo não terá sucesso, pois dependerá da senha PIN, que só você tem acesso.

Não informe senhas/códigos: Essas informações são de uso pessoal e intransferível. Instituições sérias não solicitarão que você compartilhe estas informações.

Fique atento(a) a mensagens de e-mail e SMS: Boa parte dos golpes são aplicados por meio destas plataformas. Não tem certeza do que se trata? Não clique em links ou responda mensagens.

Cuidado com páginas de redes sociais: Golpistas tem utilizado essas plataformas para criar páginas e usuários falsos. Sempre que for adquirir algum produto/serviço, pesquise sobre a empresa antes, o site Reclame Aqui é um bom local para se conseguir estas informações. E fique atento(a) aos falsos sorteios e propostas extremamente vantajosas. Essas páginas são criadas para roubar seus dados.

Desconfie de cobranças de valores: Ao receber qualquer cobrança de valores, seja de amigos, instituições ou parentes, por mais urgente que seja, entre em contato com quem está solicitando os valores, ou alguem próximo, o contato desta pessoa pode estar clonado.