Como funciona a lógica empresarial?

Quando uma grande empresa quer implantar algo novo, mas receia a reação dos empregados, ela precisa trabalhar as bases de convencimento. E como se dá isso?

Primeiro, ela apresenta os novos planos para os empregados, como se fosse uma ótima oportunidade para todos, uma inovação, uma grande ideia.

Para evitar resistência, utilizam de estratégias psicológicas como: “Somos uma família, e o meu desenvolvimento é também o seu”; “Vamos crescer juntos.”; “Não queremos impor nada, queremos que vocês entendam que isso vai ser bom pra todo mundo!”; “Essa é uma inovação e somos pioneiros”.

A apresentação vem com voz suave, sorrisos, gráficos coloridos e demonstrações de pertencimento.

Mas e se acontece uma resistência por parte dos trabalhadores??? E se nem os gráficos coloridos convencem os empregados? E se existe insatisfação? Bem, daí as empresas assumem outras estratégias.

– Começam a chamar individualmente os empregados.  A conversa passa a ser pé de ouvido. No início, as falas continuam suaves, os sorrisos ainda estão presentes. As falas começam com, “no seu caso, está bem tranquilo”;” Você tem liberdade pra recusar”;  “Eu quero te ouvir”; “Não quero te pressionar”; “Os seus colegas já concordaram, falta somente você”.

E daí a corrente começa a ser quebrada. Os trabalhadores ficam balançados. E começam a aparecer a dúvida, o medo, e a urgência em decidir. Começam a convencer os colegas do lado: “Se você concordar, eu também concordo”; “será que não é melhor aceitar isso?”; “Não é tão ruim assim”; “Melhor todo mundo concordar”; “E se depois eles tirarem nosso café, porque não concordamos?”

Companheiros(as), o que nos fortalece é a união. Esse é o princípio sindical.

Nossa luta é por Acordo Coletivo Justo! Recomposição salarial! Reajuste decente no vale-alimentação!

Participem e convidem agricultores e suas organizações para a audiência pública que será realizada para discutir a situação dos trabalhadores da Emater-MG! Defender o fortalecimento da ATER pública e seus trabalhadores é interesse de todos nós!

Audiência Pública Fortalecimento do serviço de ATER realizado pela EMATER-MG

Quando: quinta-feira, 21/10 às 10h