Emater-MG formaliza contraproposta com recomposição parcial das perdas inflacionárias de 10,06%

Conforme informado pelo SINTER-MG, na reunião de negociações coletivas de ontem, 24/3, a Emater-MG apresentou a possibilidade da recomposição parcial das perdas inflacionárias de 10,06%, ser estendida aos(as) empregados(as) da Emater-MG. No entanto, durante a reunião, as bases para negociação de tal índice não ficaram claras e foi solicitado à Empresa a formalização da proposta, que foi recebida na data de hoje, 25/3, pelo Sindicato.

Na proposta formalizada pela Empresa, o governo de Minas autoriza a recomposição parcial das perdas inflacionárias de 10,06%, na remuneração dos empregados da Emater-MG, nas seguintes condições:

– A recomposição contará a partir de maio de 2022, sem qualquer retroatividade às datas–bases anteriores;

– O índice abrange as datas-bases de 2021 e 2022, ou seja, não poderá se discutir correção para este ano;

– Exige-se a retirada da ação do Dissídio Coletivo de 2019, o qual acaba de retornar ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região para julgamento do mérito.

A Empresa não faz nenhuma menção à recomposição das perdas inflacionárias relativas ao ano de 2020, quando foi assinado um acordo parcial, com o compromisso de se retomar as tratativas das cláusulas econômicas em reuniões periódicas.

Além disso, a Empresa ignora a contraproposta do Sinter, que deveria estar sob análise do COFIN, e insiste na manutenção do que haviam proposto anteriormente de:

– Reajuste no vale-alimentação de 25 para 36 reais, na condição de abrirmos mão de direito conquistado de receber o vale em férias e licença médica de até 6 meses;

– Pagamento de duas progressões, das três que a Empresa deve, na condição de retirar a ação da letra de 2016, já em fase favorável conclusiva para os trabalhadores.

Importante reforçar, que a reunião aconteceu depois de mais de dois meses da última reunião, que foi em 20/1/22. A reunião ocorreu por solicitação do Sinter, para a retomada das negociações coletivas, referentes à data-base 1º de maio de 2021. Na reunião de janeiro, foi apresentada a Segunda Contraproposta pelo Sindicato, amplamente divulgada para a categoria. A expectativa era de que na reunião realizada ontem, 24/3, se teria um posicionamento quanto à mesma.

Mas, além de nenhum retorno referente à contraproposta apresentada pelo Sindicato, e, depois de mais de dois meses sem negociar, a Empresa pressiona para que o Sindicato apresente uma resposta rápida à proposta formalizada hoje. Após o recebimento da proposta, o Sindicato fará a análise, para então dar continuidade às negociações coletivas. O Sindicato já iniciou as tratativas para que nova reunião seja marcada na próxima semana.

Da parte do SINTER, há todo interesse em concluir as negociações, pois é conhecedor da grave situação financeira enfrentada pela categoria. Todavia, o descaso na ausência de resposta à contraproposta do Sinter-MG é inadmissível e exigir que os trabalhadores abram mão de conquistas ou que deixem de lutar por seus direitos é uma ação, no mínimo opressora, por parte da Empresa.

CONFIRA O OFÍCIO FORMALIZAÇÃO CONTRAPROPOSTA EMATER-MG

Precisamos nos manter mobilizados, até as justas conquistas.

JUNTOS SOMOS FORTES, SOMOS SINTER!