Entidades representantes dos trabalhadores da Emater e Epamig se reúnem para lutar contra o fim das empresas

Desde que foi anunciada a intenção do governo de fusão da Emater e Epamig, o SINTER-MG vem buscando ter acesso a informações concretas sobre o projeto, uma vez que nem os trabalhadores da Emater, nem da Epamig foram envolvidos em qualquer discussão sobre este assunto.  Ao modo Zema de governar, a proposta está sendo construída/discutida na cúpula, sem participação ou conhecimento dos empregados e dos agricultores mineiros.

Buscando um alinhamento em defesa dos trabalhadores de ambas as empresas, membros do SINTER-MG, juntamente com o Sintappi e Associação dos Pesquisadores da Epamig(ASPE), participaram de reunião via videoconferência e colocaram suas preocupações sobre a proposta de fusão, que significa o fim das Empresas.

EMATER e EPAMIG são empresas consolidadas, de grande importância para os agricultores familiares e sociedade mineira. O fim destas duas grandes entidades pode trazer prejuízos aos funcionários e à manutenção das ações desenvolvidas por cada uma, principalmente aquelas que não são de interesse da iniciativa privada, e que, se não forem asseguradas, podem trazer graves consequências sociais e econômicas para a sociedade mineira. Há grande preocupação com a identidade destas empresas, com a retirada de direitos dos trabalhadores e terceirização de mão de obra.

O SINTER defende que é fundamental que trabalhadores e agricultores sejam ouvidos e que seus interesses sejam respeitados.

Como encaminhamento, ficou definida a construção de uma ação conjunta entre as entidades, na defesa dos direitos dos trabalhadores e da garantia da oferta dos serviços públicos de qualidade para a população.