Fortalecimento do serviço de ATER realizado pela EMATER-MG será debatido em Audiência Pública na ALMG

A Emater-MG é amplamente reconhecida e premiada pelos serviços prestados à sociedade mineira. Todavia, isso não reflete no seu mais valioso patrimônio, responsável pelos resultados, SEUS(UAS) EMPREGADOS(AS).

A situação dos(as) empregados(as) é grave. Sem recomposição nos salários, sequer das perdas causadas pela inflação, há três anos, sem evolução em suas carreiras, por falta das progressões horizontais (letras) da Tabela do Plano de Cargos e Salários, que não ocorrem desde 2015. Garantir a sua sobrevivência e de suas famílias, com dignidade, está difícil!

Em contraponto, há sobrecarga de trabalho com metas extremamente desafiadoras, considerando-se a grande necessidade de mais profissionais, para atuarem junto aos Agricultores Familiares e suas organizações.

Para reverter essa situação, o SINTER, legítimo representante da categoria, vem buscando negociação coletiva com a EMATER, desde abril de 2021, e a data-base é em 1º de maio. Entretanto, a negociação das perdas salariais, progressões horizontais (letras), vale-alimentação-refeição e admissão de empregados(as), candidatos aprovados no concurso público, não tem avançado. A situação está insustentável!

Compreendendo a importância do apoio do Poder Legislativo, para contribuir para o Fortalecimento do serviço da EMATER, uma vez que esse já atuou várias vezes nesse sentido, o SINTER solicitou a realização de audiência pública, aprovada a requerimento da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira.

A Audiência Pública será realizada no dia 21/10 (quinta-feira), às 10h, na Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Convidados pela Comissão: Otávio Maia – Diretor Presidente da EMATER-MG;

                                                  Ana Maria Soares Valentini –  Secretária de Estado da Agricultura;

                                         Julvan Rezende Araújo Lacerda – Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM);

                                                   Janya Costa  – Diretora do SINTER-MG;

                                                   Carlos Augusto de Carvalho – Diretor do SINTER-MG;

                                                  Jairo Nogueira Filho – Presidente da CUT/MG.

A assistência técnica e extensão rural prestada, prioritariamente aos agricultores(as) familiares, é o que garante os ótimos resultados do setor para o Estado e assegura que os alimentos não cheguem, ainda mais caros, nos pratos dos mineiros.

Fortalecer a ATER PUBLICA E GRATUITA direito garantido nas Constituições Estadual e Federal e reconhecido como SERVIÇO ESSENCIAL PELA ALMG é urgente e necessário.

A participação de todos(as) trabalhadores(as) nessa importante iniciativa é fundamental!

Também são convidados especiais, razão de existir do serviço da EMATER, os(as) agricultores(as) e suas organizações. Convide e compartilhe o LINK Youtube ALMG

UNIÃO E ENGAJAMENTO PARA, DE FATO, FORTALECER A ATER PUBLICA É UMA LUTA DE TODOS(AS)!