Participe da audiência pública que irá debater a situação dos(as) empregados(as) da Emater-MG

Participe da audiência pública que irá debater a situação dos empregados(as) da Emater-MG, que vem enfrentando problemas como a falta de negociação na data-base, a ausência de promoções nas carreiras e a diferenciação de benefícios comparados com os demais servidores do Estado. A audiência será realizada no dia 26 de abril, terça-feira, às 14h30.

A EMATER-MG é amplamente reconhecida e premiada pelos serviços prestados à sociedade mineira. Todavia, isso não reflete no seu mais valioso patrimônio, responsável pelos resultados, SEUS(UAS) EMPREGADOS(AS).

A situação dos(as) empregados(as) é grave. Estão sem recomposição nos salários, sequer das perdas causadas pela inflação, há três anos, sem evolução em suas carreiras, por falta das progressões horizontais (letras) da tabela do Plano de Cargos e Salários, que não ocorrem desde 2015. Garantir a sua sobrevivência e de suas famílias, com dignidade, está difícil!

Em contraponto, há sobrecarga de trabalho com metas extremamente desafiadoras, considerando-se a grande necessidade de mais profissionais, para atuarem junto aos Agricultores Familiares e suas organizações.

Para reverter essa situação, o SINTER, legítimo representante da categoria, vem buscando negociação coletiva com a EMATER, desde abril de 2021, entretanto, ainda não houve conclusão das negociações da data-base de 1º de maio.

Compreendendo a importância do apoio do Poder Legislativo, para contribuir para o fortalecimento do serviço da EMATER, uma vez que esse já atuou várias vezes nesse sentido, o SINTER solicitou a realização de audiência pública, aprovada a requerimento da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira.

A Audiência Pública será realizada no dia 26/4 (terça-feira), às 14h30, pela Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Convidados pela Comissão:

Otávio Maia – Diretor Presidente da EMATER-MG;

Thales Almeida Pereira Fernandes – Secretário de Estado da Agricultura;

Luísa Barreto – Secretária de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag;

Nilda de Fátima Ferreira Soares – Presidente do Conselho Administrativo da Emater-MG;

Julvan Rezende Araújo Lacerda – Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM);

Carlos Augusto de Carvalho – Diretor do SINTER-MG;

Fábio Alves de Morais – Diretor do SINTER-MG

Jairo Nogueira  – Presidente da CUT-MG.

A Assistência Técnica e Extensão Rural prestada, prioritariamente aos agricultores(as) familiares, é o que garante os ótimos resultados do setor para o Estado e assegura que os alimentos não cheguem, ainda mais caros, nos pratos dos mineiros.

Fortalecer a ATER PUBLICA E GRATUITA, direito garantido nas Constituições Estadual e Federal e reconhecida como SERVIÇO ESSENCIAL PELA ALMG é urgente e necessário. A participação de todos(as) trabalhadores(as) nessa importante iniciativa é fundamental!

Também são convidados especiais, razão de existir do serviço da EMATER, os agricultores(as) e suas organizações.

A participação na audiência se dará de forma mista: presencial e online. Os(as) representantes sindicais do SINTER estão organizando a ida de trabalhadores a Belo Horizonte. Entre em contato com seu(ua) representante e se informe. Aqueles que não forem a BH, também,  devem se mobilizar em suas regiões, convidando agricultores, suas organizações e sociedade para que todos acompanhem a audiência pública de forma online.

Convide e compartilhe o link do canal Youtube ALMG, onde a reunião será transmitida on line.

UNIÃO E ENGAJAMENTO PARA, DE FATO, FORTALECER A ATER PUBLICA É UMA LUTA DE TODOS(AS)!