Realizada a primeira reunião de negociações coletivas – ACT 2022/2024

Nos meses de fevereiro e março foi realizada a Assembleia Geral dos trabalhadores para a construção da pauta de reivindicações da categoria para as negociações coletivas 2022. A pauta foi entregue à Empresa em abril.

Após solicitação do SINTER, foi iniciado na semana passada, o processo de negociações coletivas relativas à data-base 2022/2024, por meio de reunião virtual entre o Sindicato e a Empresa. O Sinter iniciou a reunião colocando em discussão a cláusula primeira, que reivindica a construção de processo de discussão de um projeto de reestruturação da ATER em Minas, com participação do Sindicato, cláusula que foi negada pela Empresa. Ainda assim, esta seguirá sendo bandeira de luta do Sindicato, em busca de garantir, de fato, o fortalecimento da ATER em Minas, de forma a atender aos agricultores familiares com qualidade e eficácia, e respeitando, principalmente, as necessidades dos trabalhadores da ATER.

Foi discutida, também, a cláusula de recomposição salarial, para a qual ficou pactuado que Empresa e Sindicato retomarão em janeiro/23, a negociação referente aos índices de perda salarial de 1º/05/2021 a 30/04/2022, aplicando o índice que vier a ser pactuado, nos salários vigentes em 30/04/2022.

Sobre o plano de cargos, salários e carreiras, foi pactuado que Empresa e Sindicato farão o resgate da proposta do PCSC elaborada paritariamente, com o objetivo de buscar sua aprovação e implementação. Referente às progressões horizontais, do atual plano de cargos e salários – PCS, será retomada a negociação em reuniões periódicas, para a concessão aos empregados(as) que façam jus.

A próxima reunião das negociações ficou agendada para o dia 12/9.

Seguimos firmes lutando por uma ATER pública, de qualidade e que valoriza seus trabalhadores e por acordos coletivos justos, que respeitem os direitos adquiridos.

SINTER. SEGUIMOS JUNTOS, SEGUIMOS FORTES.