Realizada a primeira reunião de negociações do ACT 2021

WhatsApp Image 2021-04-22 at 16.35.51

Após a realização da Assembleia Geral dos trabalhadores, nos meses de fevereiro e março, a pauta de reivindicações foi entregue à Empresa e iniciado, no dia 22 de abril, o processo de negociações coletivas, por meio  de reunião virtual entre as diretorias do Sinter-MG e Emater-MG. Na ocasião, a comissão de negociações do Sinter-MG reforçou a importância de se buscar um acordo coletivo justo para os trabalhadores, respeitando os direitos adquiridos e, reivindicou, por parte da empresa, o reconhecimento da data base dos trabalhadores.

Em atenção à solicitação do Sindicato, foi garantida a data base em 1º de maio. As demais reinvindicações foram lidas na reunião e a diretoria da Emater pediu prazo para análise das mesmas, devido à mudança recente no cargo de diretor presidente.

Quanto ao plano fortalece Emater, o Sinter discutiu com a empresa a primeira cláusula da pauta de reivindicações, votada durante a Assembleia Geral, que propõe a criação de um grupo de trabalho paritário, com participantes da Empresa e do Sinter, para trabalharem o processo de reestruturação da Emater-MG. A comissão de negociações manifestou preocupações com o processo, e com a necessidade de participação do Sindicato na construção de um projeto que atenda os interesses dos trabalhadores, e que a metodologia participativa, base das ações da Empresa, também seja utilizada.

Em primeira resposta, ficou agendada nova reunião para o dia 29 de abril, ocasião em que a Empresa irá apresentar o grupo de trabalho que está à frente do projeto. A integração dos trabalhadores, por meio do Sinter será defendida, de forma a se construir um processo de fortalecimento que seja alinhado aos anseios da categoria.

Quanto à solicitação feita pelo Sindicato, por meio do ofício S/GE/092/2021, de prorrogação do prazo para atualização do Demeter, recebemos a resposta da Empresa de que atenderia nosso pedido, adiando a data para dezembro de 2021.