Recomposição salarial dos trabalhadores e fusão entre a Emater e Epamig foram discutidas no Assembleia Fiscaliza

Aconteceu no dia 29/6, reunião do Assembleia Fiscaliza. O Assembleia Fiscaliza é uma ferramenta da ALMG para fiscalizar o Poder Executivo, acompanhando suas ações.  A reunião foi conduzida pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com participação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A convidada foi a secretária de Agricultura, Ana Maria Soares Valentini. Durante conversa com a secretária, os parlamentares abordaram temas de interesse da categoria e sociedade mineira.

Política agrícola:

Foi criticada a inexistência de uma política estadual para a comercialização do café, falhas na comunicação das ações voltadas à produção agrícola e atrasos em programas de regularização fundiárias  em função da pandemia.

Ameaça de fusão:

Ponto muito importante, questionado pelo deputado Inácio Franco, foi se o governo ainda tem interesse na proposta de fusão entre a Emater e a Epamig.

Sobre o questionamento, a secretária respondeu que a proposta está parada na Secretaria e que na opinião dela “não precisaríamos ter duas empresas”. A secretária diz ainda que resistências foram vencidas no âmbito da Epamig, mas o mesmo não ocorreu com a Emater e que foi aberto diálogo com servidores para que apontem suas preocupações.

Valorização dos trabalhadores da Emater-MG:

Durante a reunião foi abordada, também, a falta de valorização dos trabalhadores da área, e maior apoio à agricultura familiar. A deputada Beatriz Cerqueira cobrou que seja feita a recomposição salarial para trabalhadores das empresas que estão sob gestão da Seapa. Beatriz reforçou que, além da recomposição das perdas inflacionárias, seja feito também o pagamento das promoções horizontais aos empregados da Emater, que já somam 10 anos sem o benefício. A secretária se comprometeu a encaminhar essa demanda à área financeira do Estado. E, confirmando o seu compromisso com os trabalhadores, a Deputada Beatriz Cerqueira informa que irá acompanhar e cobrar esta questão da secretária.

O SINTER-MG reforça a luta contra a tentativa de fusão da Emater e Epamig. As preocupações dos trabalhadores já foram demonstradas quando à época em que assumiu a Seapa, o SINTER entregou um documento com análise detalhada do serviço de ATER, do trabalho da Emater e da situação dos extensionistas à secretária de Agricultura e ao qual nunca houve a abertura de qualquer diálogo. A abertura de diálogo foi tentada, também, quando houve a tentativa de fusão das empresas e ampla resistência dos trabalhadores e produtores rurais, mas, ainda assim, o diálogo também não aconteceu.