SINTER-MG participa da primeira reunião das Negociações Coletivas

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 16/7, a primeira reunião visando a celebração do Acordo Coletivo 2019/2021. Neste primeiro encontro foram iniciadas as discussões dos assuntos não econômicos, uma vez que a Emater-MG aguarda retorno da Câmara de Orçamento e Finanças (COF), para as cláusulas de impacto financeiro.

Durante a reunião, quando cobrados sobre as demandas da categoria, os representantes da Empresa informaram que estão fazendo gestão junto ao governo do Estado para que sejam convocados os aprovados no Concurso Público e após as nomeações, ocorra negociação para a realização de um novo PDV.  Em relação à divulgação do quadro de vagas, ficou acordado que até o dia 10 de agosto, constará na intranet a publicação dos requerimentos dos empregados que querem se transferir e das vagas para os empregados que têm interesse em ser transferidos.

Quanto às reivindicações dos trabalhadores, referentes a condutas assediosas na Empresa, a Emater-MG informou que foi criada a Comissão de Acolhimento do Reclamante e Conciliação em caso de assédio moral, além de estar sendo construída norma interna para dispor sobre prevenção e acolhimento do reclamante.

O SINTER-MG manifestou novamente insatisfação com o procedimento da Norma de Administração nº 043, especialmente quanto ao item que trata do processo administrativo simplificado, defendendo a inconstitucionalidade do mesmo, por entender que prejudica o direito do contraditório e ampla defesa dos empregados.

Os assuntos ainda não foram concluídos e agendou-se nova reunião para o dia 30/7, às 14h.