Como surgiu o SINTER

A organização formal dos trabalhadores da Extensão Rural mineira ocorreu por iniciativa de alguns trabalhadores que, insatisfeitos com o enquadramento no Plano de Cargos e Salários (PCS), fundaram a Assemater no dia 16 de setembro de 1985. Como diversas associações da época, a Associação se caracterizava pelo perfil conciliador, evidenciado pela máxima “Lutar com a Empresa!”.

Determinados em avançar no processo de organização, os trabalhadores, reunidos em importante Assembleia realizada no dia 28 de abril de 1989, transformaram a Associação em entidade sindical, denominada Sindicato dos Trabalhadores em Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – SINTER-MG.

Assembleia de fundação do Sindicato – 1989

Quando o Sindicato foi fundado, a situação era de muitos desafios pela frente. Os salários estavam baixos, as condições de trabalho precárias e poucos direitos trabalhistas respeitados. Entretanto, não imaginávamos que haveria tanta repressão patronal! O primeiro grande obstáculo foi ter de provar, via Dissídio Coletivo julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho em 1993, o que todos nós sabíamos: que o SINTER-MG era legal e legítimo representante dos trabalhadores da ATER mineira.

O Sindicato surge comprometido com a luta dos trabalhadores por condições dignas no ambiente de trabalho, de forma que possam cumprir efetivamente a responsabilidade de executar uma política pública na extensão rural. O SINTER-MG se nega ao corporativismo e se compreende como organização social, compromissado com os trabalhadores e com as necessárias transformações da sociedade, que se fazem urgentes.

O SINTER atua pautando-se no princípio democrático, participando de discussões e frentes junto aos movimentos sociais organizados, como o Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável, Fórum de Segurança Alimentar, Fóruns sobre questões relacionadas ao movimento sindical, organização por local de trabalho, previdência, saúde, conjuntura, questões jurídicas, etc…, que defendem mudanças estruturais e sociais, para melhorar as condições de trabalho e vida, com resgate da dignidade e da cidadania.

Nessas mais de 3 décadas de existência, o Sindicato defende, de forma inflexível, os direitos e necessidades dos trabalhadores da ATER e atua como um grande aliado na busca por se consolidar a política pública obrigatória de Assistência Técnica e Extensão Rural para os Agricultores Familiares.

Fruto do esforço coletivo, tivemos importantes conquistas na luta por melhores salários e condições adequadas de trabalho, como por exemplo, em 2008. Os reajustes salariais, pagamento das promoções horizontais e incentivo a qualificação profissional foi resultado da nossa luta, a partir da nossa mobilização, da oportuna e necessária Ação Judicial Coletiva; e da nossa resistência até que chegássemos a uma negociação possível.

Audiência pública com 700 trabalhadores na ALMG – 2012

Em momento algum houve concessão por parte do empregador. Os avanços foram sempre conquistados com muita luta. Temos certeza de que prosseguiremos com muita determinação e garra, pois temos muito orgulho do nosso passado e redobrado compromisso com o nosso futuro!

SINTER-MG: Coerência, persistência, lutas e conquistas!

Diretoria Colegiada do SINTER-MG